Vantagens do FIDC com relação ao factoring, explicadas pelo renomado Giovanni Cataldi Neto

By Tyler Benovetti 3 Min Read
Giovanni Cataldi Neto

Você já ouviu falar no FIDC? Ou, ainda, no factoring e quais são as vantagens de um e outro? Se sua resposta for não, este artigo é para você! Giovanni Cataldi Neto, economista brasileiro muito influente, explica que entender esses conceitos é fundamental para quem gosta de economia e finanças. Portanto, para saber mais, siga a leitura deste texto até o final.

 

O que é FIDC?

 

Desse modo, antes de tudo, é necessário compreender que FIDC nada mais é que o Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios: veículo regulamentado pela CVM, isto é, a Comissão de Valores Mobiliários. Para quem não sabe, Giovanni Cataldi Neto comenta que o FIDC é uma criação, de 2001, da resolução 2907 do Conselho Monetário Brasileiro, e possui como objetivo aplicar a maioria de seus recursos financeiros em recebíveis.

 

O que é factoring?

 

O factoring, por sua vez — de acordo com Giovanni Cataldi Neto— cerne ao conceito de atividade comercial de venda de créditos, de modo que se obtenha de volta o pagamento de determinada comissão. Isso quer dizer que não se trata de uma atividade financeira, mas uma operação que permite o levantamento de recursos através da antecipação de dívidas. 

 

E quais são as vantagens do FIDC em comparação ao factoring?

 

A primeira grande vantagem do FIDC cerne ao fato de que ele é regulamentado pela CVM. Para Giovanni Cataldi Neto, isso significa que, mesmo que o factoring tenha uma importância econômica, ele ainda carece de legislação específica, ou seja, ele não é regulamentado. Isso implica, segundo afirma o economista, em mais segurança quando o assunto é FIDC.

 

Além disso, é importante ressaltar também que o FIDC oferece garantia de pagamento, diferente do factoring. Isso quer dizer que o Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios pode exigir crédito ou outras garantias do cedente. Devido a essa segurança, é muito mais fácil que um FIDC levante capital para financiar suas operações que o factoring.

 

Por fim, mas não menos importante, a terceira grande vantagem do FIDC refere-se à sua liquidez. Na prática, o economista Giovanni Cataldi Neto afirma que as cotas do FIDC podem ser listadas para negociação na bolsa de valores ou no mercado de balcão, o que atrai investidores e, consequentemente, aumenta sua liquidez Interessante, você não acha?

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário