Provolone vegano: como essa versão à milanesa pode ser saudável e saborosa?

By Tyler Benovetti 3 Min Read
Flavio Giusti

Já pensou em comer provolone na versão vegana, feito à milanesa? Como explica o ex-MasterChef Flavio Giusti, o queijo provolone tem origem na Itália, feito a partir do leite de vaca. Esse tipo de queijo foi popularizado pela sua crosta amarelada que é firme e lisa devido à defumação. Sabendo da versatilidade desse alimento, trouxemos neste artigo uma versão de provolone vegano para que você possa adentrar à essa culinária.

 

Como é o provolone tradicional?

Caso você não saiba, o provolone industrializado pode ser feito com base em dois fermentos: mesofílico e termofílico. O criador do programa VegetariRango explica que o queijo provolone trata-se de uma massa filada com uma ótima textura, tanto para corte quanto para derretimento. E quando falamos do seu sabor, ele é mais apurado e sua casca amarela é devido ao processo de defumação ao qual é submetido para sua preservação.

 

Na visão de Flavio Giusti, dentre os queijos não-veganos, o provolone está na lista dos mais calóricos, além de que possui uma alta quantidade de gorduras saturadas. Nesse contexto, é evidente que o alimento está diretamente relacionado com doenças cardíacas e com o aumento de colesterol no sangue quando consumido em demasia, além de não ser uma opção tão viável como o provolone vegano para o consumo de intolerantes à lactose, por exemplo.

 

Mas como é possível fazer um provolone vegano?

Para o criador do VegetariRango, que é vegano há 10 anos, o desconhecimento da culinária vegana faz com que muitos tenham preconceitos a seu respeito e atrele essa filosofia alimentar a uma dieta pouco nutritiva. Todavia, por meio de seus dotes culinários, o empresário vem contribuindo para o veganismo, mostrando como essa culinária pode ter receitas práticas e fáceis com ingredientes acessíveis.

 

Sendo assim, para realizar a receita de provolone vegano à milanesa, são necessários os seguintes ingredientes: tofu firme, farinha de trigo, farinha de rosca, limão, azeite e fumaça líquida. Logo, como ressalta Flavio Giusti, para ter acesso ao modo de preparo na prática, acesse o link no seu canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=koxLg0dEF6E&list=PLJ2iMBEvnfLz2yXTjVMvQkovW20nLcLmu&index=35.

 

Agora que você aprendeu a como fazer provolone vegano, não deixe de acompanhar o criador do VegetariRango no Instagram (@vegetarirango) e ter acesso a mais receitas veganas que vão auxiliar você na sua transição alimentar. Ademais, saiba que o empresário é um renomado idealizador de cursos sobre culinária voltados para a produção de queijos veganos, tal qual o provolone, e para que você usufruir desse conhecimento.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário