Seja em uma negociação, contratação de serviços ou compra de produtos, todo cliente preza pelo bom atendimento, certo? O advogado criminalista José Pedro Said Júnior comenta que, no caso de escritórios jurídicos, isso não é distinto. Quando o escritório entende e trabalha com um atendimento eficiente desde o primeiro contato, a chance de reter clientes e criar uma relação de confiança são altas.
Apesar disso, pouco se discute sobre o atendimento da área jurídica. Para o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, os pontos de foco dos escritórios estão voltados, principalmente, para o conhecimento legal de seus profissionais, o que diminui a atenção destes à necessidade de recepção do consumidor quanto aos serviços oferecidos.
Não se atentar à prestação de serviços advocatícios como uma prestação de serviços pode impactar diretamente em falhas de fechamento de contrato e na captação de novos clientes. Por isso, um escritório de advocacia que trabalha com um atendimento de qualidade destaca-se no mercado e é reconhecido entre os clientes pelo seu diferencial.
Sendo assim, se você quer saber mais sobre possíveis ações que auxiliem na melhoria de seu atendimento com os clientes, confira as dicas a seguir:
Apresentação
A apresentação visual dos profissionais do escritório são fundamentais para a percepção dos clientes, pois este deverá criar uma imagem de organização e cuidado tanto no ambiente quanto no próprio profissional. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior esclarece ainda que é fundamental se posicionar adequadamente, se apresentando com suas especialidades e demonstrando como elas auxiliam aquele que procura pelos seus serviços.
Pontualidade
Um escritório de advocacia é usualmente comprometido com suas atividades e entregas, procurando não atrasar em atendimentos e resultados. Dessa maneira, entende-se que atender a um cliente no horário combinado é uma ação básica e inerente a todo escritório de qualidade, pois, segundo o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, isso demonstra comprometimento com o ofício e respeito pelo cliente e seu tempo.
Cadastro de clientes
Mesmo que o cliente não realize uma contratação com o escritório, é essencial realizar seu cadastro para criar uma relação de confiança com ele. Assim, será possível enviar e-mails com novidades que possam interessá-lo, o mantendo informado e criando a percepção de que pode contar com o escritório para se informar judicialmente ou para pedir ajuda em momentos propensos.
Uso do feedback
Apesar do feedback ser uma ferramenta de uso comum nos espaços nas organizações nas relações entre o empresário e colaborador, ela também pode ser usada nas prestações de serviços. Do ponto de vista do advogado criminalista José Pedro Said Júnior, é essencial compreender quais foram as percepções do cliente durante o atendimento, isso fará com que ele sinta que há uma preocupação em tornar sua experiência a melhor possível. Além disso, será possível avaliar as ações do escritório, melhorá-las e corrigir eventuais falhas.