Não é raro o levantamento de debates, tais como o que caracteriza uma música boa?, não é mesmo? Para o Empresário Venício Bacellar Costa, no entanto, esse questionamento só é válido em se tratando de aspectos técnicos, uma vez que, culturalmente falando, não é justo avaliar ou comparar músicas e estilos musicais. Por isso, se você gosta do universo musical e quer aprender o que caracteriza, tecnicamente, uma música boa, acompanhe este artigo.

 

Antes de mais nada, o produtor musical da Empresa TMusic Brasil comenta que elementos como forma, instrumentação, melodia e harmonia são essenciais, do ponto de vista técnico, para compor uma boa música, no entanto, isso não é uma regra. Por essa razão, se você é um músico em formação, é ideal que você aprenda tais aspectos, mas que não se prenda a eles, uma vez que a arte trata-se, antes de tudo, de uma forma de expressão, o que significa que a técnica nem sempre se adequará a esse elemento primordial. 

 

Mas, sem mais delongas, confira a seguir as principais técnicas capazes de caracterizar uma boa música:

 

  • Melodia

A melodia, de acordo com o Empresário Venício Bacellar Costa, é um dos principais elementos capazes de definir quão boa é uma música. Isso porque, ela precisa estar em harmonia com a letra, de modo que ambas, juntas, consigam ser contagiantes, independentemente do gênero da música. Em outras palavras, é importante que a melodia e a letra da música se encaixem como num quebra-cabeça.

 

  • Instrumentação

Podendo ser sinônimo de harmonia, a instrumentação diz respeito à harmonização/combinação de diferentes sons, isto é, daqueles produzidos com diferentes instrumentos. Na prática, de acordo com o produtor musical e Empresário Venício Bacellar Costa, essa técnica é responsável por definir volume dos sons, intensidade e afins, para que os instrumentos “conversem” entre si.

 

  • Ritmo

Além disso, uma música produzida de modo que o ritmo esteja bem organizado também agrega valor a ela. Na prática, esse elemento, segundo comenta o empresário que está à frente da Empresa TMusic Brasil, o ritmo da música deve organizar o som ao longo do tempo, para que também contribua com os dois elementos citados anteriormente.

 

  • Letra

Finalmente, o último aspecto que o Empresário Venício Bacellar Costa julga necessário para compor uma boa música cerne à letra. Essa, por sua vez, deve ter conteúdo e, juntamente aos aspectos sonoros, impregnar na mente daqueles que a escutam, para garantir sucesso à composição de modo geral. Desse modo, produzir uma boa letra não está relacionado a quantas rimas a mesma irá ter ou coisa que o valha, mas do que ela está falando e, principalmente, quão bem formulado está seu refrão. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui