Você já ouviu falar sobre o mercado de crédito? Sabe como esse ramo funciona? O empresário Vicente Conte Neto entende que esse segmento é importante para o país. Isso porque, ele corresponde ao sistema financeiro responsável pelas operações de financiamentos e concessões de créditos para pessoas físicas e jurídicas. Quer descobrir mais sobre esse campo? Então, acompanhe este artigo até o final!
O sistema financeiro do Brasil é movido por uma série de operações, divididas em diferentes mercados. Além do cambial — responsável pelas negociações de moedas —, capital — voltado para o segmento de investimentos e ativos — e monetário — relacionado à circulação do dinheiro no Brasil —, outro tipo bastante importante para a economia do país e para os cidadãos, é o de crédito.
Afinal, o que é o mercado de crédito?
De modo geral, o mercado de crédito corresponde ao sistema financeiro que cuida das operações relacionadas a empréstimos e financiamentos do país. Dessa forma, através desse segmento é possível que tanto pessoas físicas quanto jurídicas tenham recursos por meio da concessão de crédito, para investir em projetos e outras ações. O empreendedor, Vicente Conte Neto comenta que esse ramo é importante para a economia.
Como funciona?
Basicamente, o mercado de crédito irá funcionar da seguinte forma: um tomador de crédito — que neste caso podem ser pessoas físicas ou empresas — solicita empréstimos ou financiamentos de credores, que podem ser instituições financeiras ou bancos, para as suas necessidades. Assim, o valor “emprestado” será pago no futuro com acréscimo de juros, conforme os requisitos estipulados na negociação.
Quais as opções oferecidas no mercado de crédito?
Nesse sentido, saiba que algumas opções de crédito são oferecidas nesse mercado. Elas irão variar conforme o tipo de tomador, sendo que, para as empresas, as alternativas disponibilizadas tendem a ser diferentes. Para Vicente Conte Neto — que atua no combate à corrupção — é importante conhecer essas modalidades. Dessa maneira, confira mais sobre elas a seguir.
– Empresas
Para as empresas, os tipos mais comuns de crédito oferecidos são os empréstimos e financiamentos, os quais podem ser utilizados para a abertura e melhoria de um negócio. Além disso, os recursos obtidos através dessas operações podem ser utilizados para investir em projetos, adquirir novos equipamentos ou lidar com questões judiciais e outros problemas.
– Pessoas físicas
Para as pessoas físicas, os créditos concedidos são semelhantes a modalidade anterior, porém utilizados para outros objetivos. As opções mais populares são os empréstimos, financiamento de imóveis e veículos, cartões de crédito e cheques especiais. Conforme pontua o especialista em mercado financeiro Vicente Conte Neto, através desses recursos é possível que o público invista em seus projetos e objetivos.
E então, já conhecia alguma das soluções do mercado de crédito?