Com investimento de R$ 2,4 bilhões, Juiz de Fora sediará polo de fabricação de embalagens recicláveis

By Tyler Benovetti 4 Min Read

A multinacional Ardagh Group anunciou na manhã desta quarta-feira (25) a instalação de duas fábricas em Juiz de Fora. Uma será de latas de bebida (Ardagh Metal Packaging) e a outra de garrafas (Ardagh Glass Packaging). A empresa prevê o investimento total de R$ 2,4 bilhões e a geração de cerca de 680 postos de trabalho na cidade.

O evento de anúncio ocorreu no Teatro Paschoal Carlos Magno e contou com a presença da prefeita Margarida Salomão (PT), do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), de outras autoridades e membros das empresas.

Fábricas
Ardagh Metal Packaging

A Ardagh Metal Packaging é uma das líderes na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas. Esta será a quarta fábrica de latas de alumínio no Brasil. As outras três unidades de produção estão localizadas em Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA) e Tampas de Manaus (AM).

De acordo com a Prefeitura, a estrutura será montada no Distrito Industrial II em uma área de 260 mil m² e contará, ainda, com 130 mil m² para a produção e estoque. Na primeira fase, a planta terá a capacidade de produzir até três bilhões de latas de alumínio. A previsão é que a fábrica gere 380 empregos.

“Juiz de Fora foi escolhida estrategicamente para ampliar a presença da Ardagh na região Sudeste, que é um importante mercado em contínua expansão. É a quarta cidade mais populosa do estado. Tem localização privilegiada e apresenta toda a infraestrutura necessária para o porte de um empreendimento moderno e ambicioso, como o que estamos anunciando hoje”, afirmou o CEO da Ardagh Metal Packaging, Jorge Bannitz.

As obras terão início no terceiro trimestre de 2022 e a estimativa é de que sejam concluídas em 2023.

Com o objetivo de atingir as metas globais de sustentabilidade e reduzir os impactos ao Meio Ambiente, a fábrica de Juiz de Fora foi projetada com equipamentos modernos de eficiência energética e menor impacto ambiental. Por meio da economia circular, a planta será aterro zero, reaproveitando os resíduos, transformando-os em novos produtos, como matéria prima para tintas, tijolos e outros subprodutos.

Ardagh Glass Packaging

Esta será a primeira fábrica de embalagens de vidro da multinacional no Brasil. O terreno também fica localizado no Distrito Industrial II e tem aproximadamente 70 mil m ². A planta contará com dois fornos na primeira fase.

Conforme o Executivo, as obras terão início no terceiro trimestre de 2022 e a estimativa é de que sejam concluídas em 2024. O investimento pretende gerar 300 postos de trabalho.

Importância do investimento

Durante o anúncio, a prefeita Margarida Salomão disse que o município está de braços abertos para acolher o empreendimento, de grande envergadura mundial.

“Iniciamos um novo ciclo de desenvolvimento na cidade, que completa 172 anos, marcada pelo pioneirismo. Ser pioneiro não é repetir o passado. Ser pioneiro é inventar o futuro. Hoje, estamos, de fato, começando a escrever uma nova história”, afirmou a prefeita, Margarida Salomão.
Já o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que “esse tipo de investimento ajuda a impulsionar a cidade. Queremos que o desenvolvimento aconteça em todo o estado e está acontecendo”, ponderou durante a manhã desta quarta-feira.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário