A popularidade dos carros elétricos cresce a cada dia no Brasil. Segundo Joni Ricardo Fernandes Duarte, empresário do ramo automobilístico, os modelos totalmente elétricos tiveram saída de 3.395 no primeiro semestre de 2022, ou seja, 19% das vendas de todo ano de 2021. Entretanto, o que poucos sabem, é que não existe uma legislação própria para quem escolhe essa modalidade de carro, por isso é importante saber quais são os seus direitos e deveres antes de comprar um carro elétrico. Confira abaixo:
Recarga dos elétricos
Para os que não sabem, o consumo de energia para recarregar um carro elétrico é baixo e geralmente feito durante a madrugada, em função de não sobrecarregar a rede elétrica. Em termos de custo, o que te custaria para abastecer o que andaria 1 km em um carro flex, te resultaria em 4 km em um elétrico. Além disso, há também a autonomia. Hoje, um carro elétrico já consegue rodar cerca de 400 km.
Carregador de carros elétricos de graça
Desde que a modalidade foi lançada no Brasil, as marcas e concessionárias divulgaram uma lista contendo os principais pontos com carregadores gratuitos por toda a cidade. Isso funcionou como uma forma de atrair mais compradores, porém está com os seus dias contados por conta de uma portaria de 2018 da ANEEL, Agência Nacional de Energia elétrica, que legalizou a cobrança dessas recargas.
Entretanto, ainda não se trata de uma lei, o que de alguma forma, intimida as marcas responsáveis pelos pontos gratuitos a cobrar. Como o tempo para carregar um automóvel pode levar até 30 minutos para chegar em 80%, é necessário que os usuários desses pontos tenham a consciência de que outros usuários também precisam usar o serviço. Para Joni Ricardo Fernandes Duarte, não abusar dos aparelhos gratuitos e manter tudo sempre em ordem é um dos principais deveres para que os carregadores gratuitos continuem disponíveis no Brasil.
Isenção no IPVA
Sobre os direitos de um proprietário de carro elétrico, em alguns estados do Brasil o usuário poderá encontrar isenção ou até descontos no IPVA desses modelos. É importante lembrar que cada estado define se adere ou não a esse direito. Confira a lista de estados em que o IPVA para carros elétricos é isento ou com descontos:
- Isenção total para carros elétricos: Pernambuco
- Isenção total para carros elétricos e híbridos: Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul.
- Isenção com descontos para carros elétricos e híbridos: Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro
- Sem descontos ou isenção para carros elétricos: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Espírito Santo.
Eletropostos
O estudo realizado pela McKinsey apontou que a maior preocupação dos brasileiros em adquirir automóveis elétricos é com a questão incerta de como é feito e quanto custará o carregamento de seus carros. Entretanto, esta mesma pesquisa aponta que o Brasil possui cerca de 500 unidades de carregamento. Para o empresário do ramo Joni Ricardo Fernandes Duarte, este número é pequeno em comparação com China e Estados Unidos, porém aponta que já é uma realidade no mercado.
Inaugurado pela Shell, o primeiro eletroposto promete recargas rápidas para carros elétricos em São Paulo. Com potência de 50 Kw, os clientes poderão recarregar seus carros pelo valor de 1,90 por Kw. Ou seja, o posto permite uma recarga completa por R$ 78,00. Joni Ricardo Fernandes Duarte conta que o custo comparado com combustíveis é até 50% menor e este é um dos motivos pelo crescimento das vendas dos carros elétricos. Chamado de Shell Recharge, este é o primeiro de uma série de 34 estações que a empresa pretende inaugurar em toda a cidade de São Paulo.