Conheça as principais características da cultura indiana

Com um índice populacional gigante, a Índia também tem uma vasta cultura, estabelecida com diversas características marcantes. Rafael Libman conta que um dos pontos mais interessantes é a sociedade estratificada, ou seja, a permanência do mesmo grupo social é obrigatória por toda a vida da pessoa.   

A cultura é tão forte no país que, ao visitar, nos aeroportos já são entregues “guias” com qual vestimenta usar e quais são os comportamentos mais adequados, principalmente em templos e rituais religiosos. O respeito praticado pelos turistas devem estar sempre em prática. Pensando nisso, preparamos, neste artigo, alguns pontos essenciais dessa cultura tão rica. Acompanhe.

Castas: Embora o sistema tenha sido extinto oficialmente, muitos indianos ainda os mantém como parte da cultura. Rafael Libman explica que o sistema dividia as pessoas de acordo com a posição social. As principais castas são: 

  • Brâmanes: sacerdotes, professores, grandes religiosos e nobres;
  • Xátrias: “guerreiros” e governantes;
  • Vaishyas: comerciantes e fazendeiros;
  • Sudras: operários, camponeses e artesãos. 

Religião: Mesmo sendo uma das civilizações mais antigas da história, a religiosidade politeista se perpetuou com o tempo. 80% dos indianos seguem o Hinduismo, mas também há aqueles que seguem o Budismo, Islamismo, Jainismo e até o Cristianismo. É sem dúvida alguma um mar de fé. Nas casas é costumeiro ver uma espécie de santuário para os atos de adoração, que envolvem flores, incensos, oferendas aos deuses e belos mantras, que são considerados bem poderosos. Os principais deuses adorados são Ganesha, deus da sabedoria, Kali, deusa da criação e da transformação, Lakshmi, deusa da generosidade e pureza e Yama, deus da morte. 

Gastronomia: Já que a vaca é sagrada no país, Rafael Libman explica que grande parte da população é vegetariana. As comidas são ricas em especiarias e muitos frutos. A bebida mais popular é o chá. Os indianos têm o costume de comer com as mãos, até mesmo em shoppings e grandes eventos, porém, a prática só é bem vista se for feita com a mão direita, uma vez que o lado esquerdo está ligado a higiene e limpeza. 

Vestuário: Para as mulheres, a principal peça de roupa é o Sari. A maneira como são utilizadas varia de uma região para outra e do estatuto no qual a mulher está inserida, ou seja, transmite sua classe social. Para os homens, as vestes são o Kurta e o Dothi. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui