Como usar uma furadeira corretamente?

É normal uma casa necessitar de pequenos reparos. Ou ainda na visão de Rafael Libman é mais comum ainda procurar meios de reparos ou troca de móveis em uma casa. E diante desse tipo de afazer, é comum precisar de uma furadeira!

Mas afinal, como usar esse equipamento de maneira segura e eficiente? Confira a seguir:

Antes de mais nada, sempre verifique se você possui todas as ferramentas que irá precisar. Vale lembrar que a furadeira, buchas e parafusos não são os únicos itens para você realizar essa tarefa. Deixe sempre ao seu lado uma chave de fenda, uma Philips e um nível.

Rafael Libman lembra que o parafuso vem junto com a bucha, descomplicando um pouco mais a situação. No entanto, se você precisar comprar um parafuso à parte, você terá que testar o parafuso na bucha antes de levar para casa.

Sempre é necessário conhecer o tipo de parede que você irá furar para definirmos a broca ideal. Existem alguns modelos de brocas específicos para superfícies de metal, madeira e também para concreto, pedras e cerâmicas.

Outro ponto que Rafael Libman sempre indica para prestar atenção e tomar muito cuidado com encanamentos, partes elétricas e paredes de concreto (coluna). Saber o que existe por trás da parede é fundamental para evitar danos às instalações e elementos estruturais, consequentemente gerar prejuízos.

O próximo passo é saber que profundidade do furo pode variar de acordo com a espessura da superfície a ser trabalhada. Uma parede de alvenaria, por exemplo, possui em média 15 cm (9cm de tijolos e 6cm de revestimento). E nesta hipótese, o ideal é furar no máximo até a metade da espessura da parede, ou seja, até 7,5cm.

Para fazer isso com sucesso, utilize um medidor de profundidade de sua ferramenta para evitar erros. Caso você não tenha um, Rafael Libman dá a dica de você utilizar uma fita para marcar o limite máximo do furo. Para isso basta aproximar a bucha perto da ponta da broca que ficará encostada na parede e marcar com a fita, permitindo uma folga de mais ou menos 1cm.

Visando a garantia de um serviço bem feito, e perfeitamente alinhado, o indicado é usar a ferramenta Nível. Existem muitos modelos, do mais simples ao mais completos, isso pode de fato ser muito útil!

Assim, com dicas básicas a atenção evita acidentes, garantindo um bom resultado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui