Como começar a investir? Um guia para os investidores iniciantes pela perspectiva do empresário Adriano Rodrigues Fim

By Tyler Benovetti 4 Min Read
Adriano Rodrigues Fim

O mundo dos negócios e investimentos pode ser um tanto quanto desafiador para quem quer iniciar um fundo de investimentos. No entanto, segundo o empresário Adriano Rodrigues Fim, seguindo alguns passos importantes e conhecendo os conceitos básicos de investimentos já é possível fazer decisões mais acertadas e conquistar uma carteira de investimentos segura e mais inteligente. 

Está interessado e quer saber mais sobre como começar a investir no mercado financeiro sendo um iniciante? Então, para isso, basta acompanhar a leitura desse texto até o final e ficar por dentro das melhores dicas!

Iniciando no mundo dos investimentos

Antes de qualquer outra coisa, conforme o expert em finanças, Adriano Rodrigues Fim, é de grande importância que você estabeleça quais são os seus objetivos financeiros e o que você está disposto a fazer para que esses objetivos sejam atingidos. Dessa forma, é preciso estabelecer suas metas específicas para que os investimentos sejam bem direcionados. 

Por exemplo, se o seu desejo é conquistar uma casa própria, existem modelos de investimentos que são mais vantajosos e de rápido retorno do que os investimentos voltados para quem busca investir a longo prazo para uma aposentadoria segura. É importante notar que, ao estabelecer metas, fica muito mais fácil manter os seus objetivos. 

Conheça os diferentes tipos de investimentos e os riscos envolvidos 

Assim que os seus objetivos estiverem bem definidos, é hora de conhecer os diferentes tipos de investimentos e quais as oportunidades do mercado. Afinal, cada investimento envolve diferentes riscos e, por essa razão, devem ser analisados com cautela para que você não tenha problemas, assim como pontua o conselheiro de fundos Adriano Rodrigues Fim. 

Para isso, se pergunte sobre qual é o seu perfil de risco. Quais os riscos que você está disposto a correr em seus investimentos? Se você é avesso ao risco, pode optar por investimentos mais conservadores, enquanto outros investidores podem buscar oportunidades de maior retorno, mas também mais voláteis às alterações constantes do mercado. O ideal é sempre manter o equilíbrio com uma carteira de investimentos diversificada.

Comece com pouco

Outro ponto muito importante, conforme o empresário Adriano Rodrigues Fim, é que o mercado de investimentos não é apenas para quem tem uma grande quantidade de dinheiro para iniciar. Na realidade, o ideal é começar mesmo com pouco e, a partir disso, investir cada vez mais. 

Portanto, não deixe de começar o mais rápido possível, mesmo com um orçamento pequeno. Além disso, segundo o expert em finanças, Adriano Rodrigues Fim, sempre realize pesquisas e análises do mercado para que você não fique para trás e esteja sempre atualizado. Essa é uma das principais maneiras de manter os seus investimentos mais seguros.

Esteja sempre se adaptando ao mercado

Como você pode ter visto, investir é uma questão de conhecer o mercado financeiro e dar o primeiro passo para mudar a sua realidade. De acordo com Adriano Rodrigues Fim, um empreendedor e expert em finanças, ao contar com especialistas da área e se adaptar à realidade do mercado, é possível conquistar todas as suas ambições financeiras e, assim, atingir os seus objetivos pessoais.

Share This Article