Assim como o expert do mercado financeiro Oscar Rollemberg, todo investidor bem preparado com conhecimento de mercado realiza investimentos em mais de um ativo por vez. Essa ação não é por acaso, afinal, manter uma diversificação na carteira de investimentos é fundamental para que os riscos financeiros sejam menores.
Se você tem interesse em saber mais sobre a importância da diversificação na carteira de investimentos, você está no lugar certo. Confira tudo o que você deve saber para ter mais segurança em suas ações financeiras através de uma carteira com investimentos diversos a partir da leitura desse artigo!
Conhecendo a diversificação de investimentos
Segundo o entendedor do assunto, Oscar Victor Rollemberg, a diversificação de investimentos se caracteriza como a ação de investir em mais de um ativo para variar a fonte da rentabilidade, o mercado e o indexador (IPCA, juros etc.). Assim, a rentabilidade é potencializada e os riscos são reduzidos, já que aplicações em diferentes fontes oferecem mais segurança frente às oscilações do mercado.
Principais benefícios da diversificação
Como você pode ter percebido, a diversificação de investimentos na carteira oferece uma série de benefícios. Uma das principais vantagens é a maior segurança que essa ação proporciona ao seu investimento. Sendo assim, você aumenta as suas chances de sucesso financeiro como um investidor.
Para quem busca uma maior rentabilidade nos investimentos, contar com uma variedade de opções em ativos na carteira é fundamental para que os resultados cheguem ainda mais rápido. Assim, de acordo com Oscar Victor Rollemberg Hansen, quando um der prejuízo, o resultado negativo terá menos impacto em sua saúde financeira e, do mesmo modo, quando um dos ativos despontar no mercado, elevará todos os seus investimentos junto com ele.
Como diversificar os investimentos na carteira?
Mas, afinal, como é possível diversificar os investimentos na carteira? Se essa é a pergunta que paira pela sua cabeça, é importante saber que o primeiro passo para conquistar uma carteira de investimentos mais diversa é traçar uma estratégia junto a um especialista no assunto. Além disso, também é válido consultar materiais de referência sobre esse tema e, até mesmo, estudar a partir de cursos da área.
Quais os riscos envolvidos?
Ainda que os riscos sejam minimizados com uma carteira de investimentos mais diversa, há outros perigos que cercam suas ações como investidor que merecem atenção. Para Oscar Rollemberg, o principal deles é a chance de ter os diferentes investimentos com os ganhos estacionados. Contudo, as chances de isso acontecer são pequenas e esse é um cenário difícil de acontecer quando se segue a estratégia certa.
Agora que você já conhece mais sobre a importância de aumentar o seu número de ativos para investimento na carteira, não deixe de procurar por mais informações para montar a sua estratégia de investimentos e iniciar o ano com o pé direito!