Tesouro Direto: taxas têm alta nesta sexta-feira com discussões sobre auxílio emergencial

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos do Tesouro Direto apresentavam alta na tarde desta sexta-feira (12), com os investidores monitorando as discussões acerca de um novo auxílio emergencial e dados econômicos.

O Tesouro Prefixado com vencimento em 2026 pagava um prêmio anual de 7,15%, ante 7,08% na quinta-feira (11). Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2024 subia de 6,46% para 6,54% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o com vencimento em 2035 pagava uma taxa anual de 2,59% nesta tarde, contra 3,58% anteriormente, enquanto o juro pago pelo Tesouro IPCA+ 2026 se mantinha em 2,67% ao ano.

Já os papéis indexados à Selic para 2024 e 2027 ofereciam remuneração acima da taxa básica de juros de 0,15% e 0,33%, respectivamente, as mesmas da sessão passada.

Leia também:
Tesouro Direto lança três títulos públicos na plataforma; entenda

Funcionamento no Carnaval

Segundo o Tesouro, está mantido para o programa o calendário de negociações da B3, sem operações, portanto, na próxima segunda e terça-feira.

As negociações realizadas a partir das 18h desta sexta (12) serão liquidadas de acordo com a precificação realizada às 14h do dia 17 (quarta-feira).  Na quarta de cinzas, as negociações no Tesouro Direto estarão abertas das 14h às 18h.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta sexta-feira (12):

Fonte: Tesouro Direto

Auxílio emergencial e IBC-Br

No Brasil, as atenções seguiram voltadas para o novo auxílio emergencial. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo estuda renovar os benefícios emergenciais por três ou quatro meses a partir de março, e voltou a defender a necessidade de se fazer isso com “responsabilidade fiscal”.

Em live semanal nas redes sociais, Bolsonaro demonstrou irritação com o mercado financeiro, que apresenta instabilidade nos últimos dias com o temor de que a prorrogação do auxílio emergencial e os planos de reduzir impostos sobre combustíveis desrespeitem pilares macroeconômicos como o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Nós queremos tratar da diminuição dos impostos num clima de tranquilidade e não num clima conflituoso no Brasil. E o pessoal do mercado, qualquer coisa que se fala aqui, vocês ficam aí irritadinhos na ponta da linha, né. Sobe dólar, cai a bolsa”, disse.

Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse na véspera que, para que o governo possa conceder novas parcelas do auxílio aos mais afetados pela pandemia, é preciso que o Congresso aprove uma PEC de Orçamento de Guerra que, a exemplo do que ocorreu no ano passado, o autorize a liberar as despesas sem ferir parâmetros fiscais como a regra de ouro e o teto de gastos.

Segundo ele, o governo pode pagar um valor de cerca de R$ 250 por um período de três ou quatro meses sem estabelecer gatilhos para conter outras despesas. Caso a pandemia se prolongue por mais tempo, contudo, será preciso compensar eventuais gastos adicionais com medidas de ajuste.

Na agenda de indicadores, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) da autoridade monetária, teve alta de 0,64% em dezembro de 2020 na comparação com novembro.

O resultado veio acima do esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, de alta de 0,4%. No acumulado do ano, a contração da atividade foi de 4,05%, em meio ao impacto do coronavírus.

Quadro externo

No ambiente internacional, dados oficiais publicados hoje indicam queda de 9,9% na economia do Reino Unido em 2020, a maior retração desde o início dos registros modernos.

Nos últimos três meses de 2020, contudo, o PIB do Reino Unido teve alta de 1%, apesar da imposição de novas medidas de lockdown em um esforço para desacelerar a propagação do coronavírus.

Já nos Estados Unidos, parlamentares democratas que conduzem o processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump, encerraram suas falas concluindo que o ataque ao Capitólio, sede do poder Legislativo americano, seria a culminação de uma Presidência marcada por mentiras e por uma retórica violenta.

Eles afirmam que Trump continuaria a ser uma ameaça a política americana, caso não sofra impeachment e perca o direito de manter um cargo político.

Nesta sexta, mercados na China e na maior parte do Sudeste Asiático estão fechados por conta do feriado do Ano Novo Lunar. Os mercados chineses de títulos, comércio exterior, commodities futuras devem continuar fechados até 17 de fevereiro.

Já pensou em ser um broker? Esta série gratuita do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.

The post Tesouro Direto: taxas têm alta nesta sexta-feira com discussões sobre auxílio emergencial appeared first on InfoMoney.