PIB dos EUA tem alta de 6,4% no 1º trimestre com aumento da vacinação e estímulos econômicos

SÃO PAULO – O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve um crescimento de 6,4% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com o quarto trimestre em termos anualizados, mostrou a primeira estimativa do Departamento de Comércio do país nesta quinta-feira (29).

O resultado ficou levemente acima do que esperavam os analistas consultados pela Refinitiv, que apontavam para um crescimento de 6,1%.

A atividade econômica teve forte melhora no início do ano conforme o ritmo da vacinação nos EUA aumentou enquanto o governo anunciou novos estímulos, colocando o país em um ritmo próximo ao que estava antes da pandemia.

Excluindo o a alta do PIB no terceiro trimestre do ano passado com a reabertura, este foi o melhor aumento da economia americana desde o terceiro trimestre de 2003.

Vale lembrar que a metodologia utilizada pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) dos EUA é diferente da que é usada pelos demais países do mundo.

O método dos americanos é o cálculo da variação trimestral com ajuste sazonal anualizado. A variação resultante é elevada à quarta potência.

Diversas publicações técnicas criticam este método, pois pode superestima variações e provocar distorções em períodos específicos, como o InfoMoney explica neste vídeo.

Quer gerar uma renda extra na Bolsa? Curso gratuito do InfoMoney ensina a fazer o seu primeiro trade na prática, em menos de uma semana. Inscreva-se aqui.

The post PIB dos EUA tem alta de 6,4% no 1º trimestre com aumento da vacinação e estímulos econômicos appeared first on InfoMoney.