PIB do Japão tem crescimento real de 3% no 4º trimestre ante trimestre anterior, acima do esperado

O Produto Interno Bruto (PIB) real do Japão cresceu 3,0% no quarto trimestre ante o terceiro trimestre. O valor ficou acima da previsão de alta de 2,3%.

Foi o segundo trimestre consecutivo de crescimento, na comparação com o trimestre anterior, e reflete a recuperação da demanda doméstica e das exportações.

Para todo o ano de 2020, a desaceleração relacionada à pandemia fez com que a economia do Japão encolhesse 4,8%, na maior queda desde 2009, quando havia caído 5,7% durante a crise financeira global.

Os gastos privados aumentaram 2,2% em relação ao trimestre anterior, graças a um programa governamental de incentivos a viagens. O programa foi suspenso em todo o país no final de dezembro devido ao ressurgimento de infecções pelo coronavírus.

Os gastos de capital aumentaram 4,5%, o primeiro aumento em três trimestres, devido à recuperação econômica da China. A demanda externa adicionou 1,0% ao crescimento.

Os economistas esperam que a economia japonesa volte a cair no primeiro trimestre de 2021, já que o governo declarou um segundo estado de emergência em janeiro.

Já pensou em ser um broker? Esta série gratuita do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.

The post PIB do Japão tem crescimento real de 3% no 4º trimestre ante trimestre anterior, acima do esperado appeared first on InfoMoney.