Mudança climática é risco para EUA e o mundo, mas traz oportunidades, diz Yellen

A secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, alertou nesta sexta-feira para os riscos das mudanças climáticas para o mundo, mas também enfatizou “as oportunidades” de negócios que o combate ao problema pode gerar. Durante evento da Bloomberg, Yellen destacou o papel importante o setor privado para fazer os investimentos com esse fim.

Yellen também ressaltou o papel da política tributária para incentivar essas mudanças. Como exemplo, ela afirmou que o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, almeja “acabar com subsídios” no setor de combustíveis fósseis – ela não citou prazos para isso.

Na avaliação de Yellen, “há uma proliferação de esforços internacionais” na busca por investimentos sustentáveis, no quadro atual.

Também presente no evento virtual, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, elogiou a postura do novo governo americano, na semana em que este organiza um encontro de cúpula climático. “Só posso celebrar o fato de que os EUA estão de volta” na questão ambiental, comentou.

Na avaliação de Lagarde, ainda é preciso avançar mais na questão das informações, a fim de permitir avanços nos investimentos na luta contra a mudança climática.

Ela comentou que não há definições exatas para o que seria um “investimento verde” ou um “nem tão verde”, nem uma exatidão sobre os custos das emissões. Segundo ela, o BCE tem tentado avançar nessa questão da mudança climática, em seus trabalhos.

Já a comissária europeia para Estabilidade Financeira, Mairead McGuinness, defendeu que as empresas e governos deem o mesmo peso a informações sobre sustentabilidade que já dão a métricas financeiras consagradas, em suas decisões.

Ela comentou o esforço dentro da União Europeia para buscar uma resposta conjunta à questão ambiental. “Estamos todos indo na direção correta”, avaliou ela, ao falar sobre a postura do mundo sobre o tema, neste momento. “Vemos gargalos, mas também soluções”, afirmou.

Aprenda como ganhar dinheiro prevendo os movimentos dos grandes players. Na série gratuita Follow the Money, Wilson Neto, analista de investimentos da Clear, explica como funcionam as operações rápidas.

The post Mudança climática é risco para EUA e o mundo, mas traz oportunidades, diz Yellen appeared first on InfoMoney.