IPCA, CPI da Covid, dados da China e emprego nos EUA: o que acompanhar nesta semana

Preços de alimentos na feira

SÃO PAULO – Após novos recordes do Ibovespa e com o dólar em suas mínimas de 2021, o clima de bom humor no mercado agora depende de novas confirmações de indicadores, com alguns dados já programados para esta semana.

No campo doméstico, atenção especial na quarta-feira (9) para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de maio, que deve seguir em alta, puxado principalmente pelos preços de combustíveis e da energia elétrica. Segundo a equipe do Bradesco, a inflação deve ter alta de 0,72% no mês, ante avanço de 0,31% em abril.

Além disso, os investidores acompanham de perto as divulgações da PMC (Pesquisa Mensal do Comérico) e da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de abril, com projeção de recuperação em ambos os indicadores por conta do aumento da mobilidade conforme a vacinação avança no país.

Do lado político, seguem as atenções voltadas para a CPI da Pandemia, com o retorno do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga na terça. No dia seguinte é a vez de Élcio Franco, ex-secretário-executivo da Saúde, e Wilson Lima, governador do Amazonas na quinta.

Agora a comissão também passa a contar com depoimentos às sextas, com a participação nesta semana de Cláudio Maierovich, médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa e da Fiocruz.

Destaque também para o debate sobre a Medida Provisória que visa privatizar a Eletrobras (ELET3; ELET6) após a escolha de Marcos Rogério (DEM-RO) como relator. Segundo a XP Política, o senador era tido como a melhor opção pelo Planalto e já teve reuniões com integrantes do governo sobre o tema. A estratégia é evitar alterações que possam comprometer a aprovação da MP, cuja validade expira no dia 22 deste mês. Expectativa entre os governistas é que o texto seja votado nesta semana ainda, disse a XP.

No campo corporativo, ocorre na quinta-feira (10) as assembleias da B2W (BTOW3) e Lojas Americanas (LAME4) para tratar da combinação dos negócios das duas companhias.

Além disso, a Raízen Combustíveis se preparar para protocolar o pedido de registro de oferta pública de ações preferenciais na CVM nos próximos dias, segundo comunicado da própria companhia. A empresa pretende negociar as ações no Nível 2 de governança da B3.

Agenda internacional

O calendário no exterior é bastante movimento nesses próximos dias. Ainda nesta noite, a China divulga a balança comercial de maio, que segundo dados compilados pela Refinitiv deve ter superávit de US$ 50,50 bilhões, contra resultado positivo de US$ 42,86 bilhões no mês anterior.

Segundo a equipe do Bradesco, esses dados de importações e exportações chinesas podem “ajudar a calibrar as projeções para o ritmo de crescimento do país, que vem surpreendendo positivamente”. A semana ainda contará com dados de inflação ao consumidor e produtor do país.

Na Europa, na terça será divulgado o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre da região, que segundo dados da Refinitiv deve manter a mesma queda de 0,6% apresentada no período anterior.

Já na quinta é a vez da decisão de política monetária do BCE (Banco Central Europeu), que deve trazer uma leitura mais positiva da atividade econômica, mas com a inflação em patamar confortável, de acordo com o Bradesco.

Por fim, nos Estados Unidos, na terça-feira o destaque fica para os dados de emprego do relatório JOLTS, que mostra os números de abertura de novas vagas de trabalho. Este é um documento bastante acompanhado pelos analistas para entender como está a dinâmica da maior economia do mundo, em especial no cenário atual de recuperação da crise.

E já na quinta-feira as atenções se voltam pra os dados de inflação medido pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês). Analistas consultados pela Refinitiv projetam que o indicador deve ter uma alta de 0,4% na variação mensal, ante 0,8% no mês anterior, ao passo que o dado acumulado de 12 meses deve ir para 4,6%, contra 4,2% antes.

Em curso gratuito de Opções, professor Su Chong Wei ensina método para ter ganhos recorrentes na bolsa. Inscreva-se já.

The post IPCA, CPI da Covid, dados da China e emprego nos EUA: o que acompanhar nesta semana appeared first on InfoMoney.