Inflação ao consumidor dos EUA sobe 0,6% em março frente fevereiro; expectativa era de alta 0,5%

A inflação ao consumidor nos EUA registrou alta de 0,6% em março na comparação com fevereiro, maior alta desde agosto de 2012, depois de alta de 0,4% em fevereiro, informou nesta terça-feira o Departamento do Trabalho.

A expectativa, de acordo com projeção da Refinitiv, era de alta de 0,5% na base mensal e de 2,5% na anual.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice teve alta de 0,3%. O chamado núcleo da inflação havia avançado 0,1% em fevereiro. O núcleo da inflação acelera conforme mais partes da economia reabrem com o aumento das vacinações e o forte estímulo fiscal.

Os números de inflação nos EUA são acompanhados de perto pelos investidores, uma vez que podem abrir caminho para mais força do dólar e prejudicar ativos de risco. Uma leitura mais forte do que o esperado pode elevar as expectativas de aperto da política monetária mais cedo pelo Federal Reserve.

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.

The post Inflação ao consumidor dos EUA sobe 0,6% em março frente fevereiro; expectativa era de alta 0,5% appeared first on InfoMoney.