Fed reforça que alta da inflação é transitória, mas sinaliza discussão para mudança nas compras de ativos

SÃO PAULO – Os integrantes do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) reforçaram o discurso de que os impactos no preços vistos recentemente devem ser transitórios, porém, alguns diretores comentaram que discussões sobre mudanças nas compras de ativos podem ser feitas em breve.

“Vários participantes sugeriram que, se a economia continuasse a progredir rapidamente em direção às metas do Comitê, poderia ser apropriado em algum ponto das próximas reuniões começar a discutir um plano para ajustar o ritmo de compras de ativos”, diz a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) divulgada nesta quarta-feira (19).

Após a decisão, há três semanas, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que a recuperação continua “desigual e longe de ser completa” e que a economia ainda não estava mostrando o padrão de “progresso substancial” que o comitê estabeleceu antes de mudar a política.

Por outro lado, desde essa fala, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) mostrou a inflação subindo a um ritmo anual de 4,2%, acima do esperado, enquanto analistas projetam que o Produto Interno Bruto (PIB) deve mostrar um crescimento próximo a 10% no segundo trimestre, ao passo que os indicadores na indústria e nos gastos estão mostrando forte impulso de alta.

Na reunião de abril, o Fomc decidiu manter as taxas de juros nos EUA próximas de zero e continuar seu plano de compras de pelo menos US$ 120 bilhões em títulos todo mês.

Os integrantes do Comitê disseram que esperavam que a demanda crescente por conta da reabertura combinada com problemas da cadeia de abastecimento poderiam empurrar os preços acima da meta de inflação de 2% do Fed. “Após o desaparecimento dos efeitos transitórios desses fatores, os participantes geralmente esperavam que a inflação medida diminuísse”, diz a ata.

O documento afirma ainda que “vários participantes” anteciparam que “provavelmente levará algum tempo até que a economia tenha feito um progresso substancial em direção às metas de emprego máximo e estabilidade de preços do Comitê em relação às condições prevalecentes em dezembro de 2020, quando o Comitê forneceu pela primeira vez sua orientação para compras de ativos”.

Stock Pickers lança curso online e gratuito que ensina a identificar ativos com ótimo potencial de valorização. Inscreva-se.

The post Fed reforça que alta da inflação é transitória, mas sinaliza discussão para mudança nas compras de ativos appeared first on InfoMoney.