Excluir gastos adicionais da Covid-19 do teto é negativo para perfil de crédito do país, diz Moody’s

BRASÍLIA (Reuters) – A agência de classificação de risco Moody’s classificou nesta quinta-feira como “negativa” para o perfil de crédito do Brasil a decisão do governo de excluir despesas adicionais relacionadas à Covid-19 do mecanismo do teto de gastos.

“No entanto, devido ao moderado montante dos gastos adicionais, e a recente aprovação de emenda constitucional para garantir que despesas mandatórias fiquem dentro do teto de gastos nos próximos anos, esperamos que as autoridades mantenham seu compromisso com a consolidação fiscal, em linha com o nosso cenário-base”, afirmou em nota a vice-presidente da agência, Samar Maziad.

Atualmente, a Moody’s atribui rating “Ba2” para o crédito soberano do Brasil, abaixo do chamado grau de investimento, com perspectiva estável.

Ainda de acordo com Maziad, em um cenário de criação de “exceções recorrentes” de forma a acomodar gastos acima do teto de gastos, “a credibilidade do instrumento como âncora fiscal será questionada, com implicações negativas para o custo e a dinâmica da dívida do Brasil”.

Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Aprovado pelo Congresso Nacional na segunda-feira, o projeto abre caminho para a sanção do Orçamento de 2021, que vinha enfrentando impasse e tem como prazo máximo esta quinta-feira.

Os ajustes à LDO de 2021 incluem a flexibilização de regras para despesas com enfrentamento à pandemia da Covid-19 e permitem que o governo corte por decreto (e não por lei, como normalmente ocorre) despesas discricionárias para garantir o atendimento à totalidade das despesas obrigatórias.

Na terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o entendimento fechado pelo governo com o Congresso em torno do Orçamento deste ano atende ao duplo compromisso do governo com a saúde e a responsabilidade fiscal e que apenas despesas delimitadas ficarão de fora da regra do teto de gastos.

Aprenda como ganhar dinheiro prevendo os movimentos dos grandes players. Na série gratuita Follow the Money, Wilson Neto, analista de investimentos da Clear, explica como funcionam as operações rápidas.

The post Excluir gastos adicionais da Covid-19 do teto é negativo para perfil de crédito do país, diz Moody’s appeared first on InfoMoney.