Fundos de investimentos: o que são, onde investir e tudo o que você precisa saber

By Tyler Benovetti 5 Min Read

Para Giovanni Cataldi Neto — economista brasileiro de renome —, ter bons resultados na hora de investir é um objetivo pelo qual todos os investidores devem correr. No entanto, para isso é necessário ter uma carteira diversificada, a qual deve ser pensada e feita por qualquer investidor, sendo ele profissional ou não. Mas você sabe o que são fundos de investimentos ou, ainda, aspectos de análise a serem considerados ao realizá-lo? Para obter respostas a essas e outras questões, leia este artigo até o final.

 

Para o executivo Giovanni Cataldi Neto, uma das formas de diversificar sua carteira de investimentos é aplicando seus recursos em fundos de investimentos, especialmente se você não tiver muita experiência nesse meio. Para fazer isso da maneira adequada, saiba o que são fundos de investimentos, o que deve ser analisado e, ainda, por qual meio investir

 

O que são fundos de investimentos?

 

Em primeiro lugar, o economista renomado Giovanni Cataldi Neto explica que fundos de investimentos nada mais é que uma forma de aplicação financeira. Na prática, funciona como um investimento coletivo, no qual são aplicados recursos financeiros de diversos investidores, com o fito de obter a rentabilidade gerada a partir de diferentes ativos.

 

Aspectos importantes sobre investimento em fundos de investimentos

 

Gestor do fundo de investimentos

 

De acordo com Giovanni Cataldi Neto, um gestor de fundos é aquele responsável pelas escolhas e vendas de um determinado ativo, sendo realizados por um banco ou uma própria gestora de fundos. Mas se você está se perguntando para quê essa informação é necessária, entenda que são essas as entidades com maior poder de influência no comportamento das suas aplicações.

 

Custos envolvidos no fundo de investimentos

 

Além disso, Giovanni Cataldi Neto vislumbra que outro fator super importante que deve ser analisado são todos os custos envolvidos nos fundos que receberão investimentos. O motivo não é difícil de entender: há diversas taxas que podem ser cobradas na hora de resgatar uma determinada quantia investida, é por isso que é de suma importância saber exatamente o que você terá que pagar, pois essa informação pode decisiva na hora de aplicar seu dinheiro.

 

Rentabilidade do fundo de investimentos

 

Giovanni Cataldi Neto acredita que a rentabilidade é um dos maiores fatores a serem analisados antes de investir em um fundos de investimentos, afinal, é por ela que se busca quando se faz investimentos, não é mesmo? Sendo assim, o conselho é: atente-se aos fundos que melhor trazem rentabilidade ao longo do tempo e pesquise seu histórico de retorno.

 

Índice de Sharpe

 

Não somente, o economista de renome aposta: estar atento às métricas de um fundo de investimento é essencial. Por isso, um dos índices a serem observados é o Índice de Sharpe, pois ele apresenta comparações entre ativos de maneira a indicar quais possuem maiores e menores riscos.

 

E onde realizar aplicações em fundos de investimento?

 

A resposta é simples: em plataformas de investimentos! Para quem não sabe, eles nada mais são que ferramentas destinadas aos próprios investidores, independentemente se são profissionais ou amadores. É através delas que as aplicações podem ser feitas, realizando-as nos mais diversos investimentos, como Tesouro Direto ou investimentos em ações, por exemplo.

 

Além disso, Giovanni Cataldi Neto considera importante mencionar que, por fim, essas plataformas não são somente necessárias como também importantes quando o assunto é atender às demandas dos investidores. Em outras palavras, com informações detalhadas, apresentadas por meio de gráficos e indicadores, é possível que um investidor saiba todo o necessário sobre a saúde de seus investimentos e afins. Bacana, não é mesmo?

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário