Entenda o que é como calcular a rentabilidade de ações com Dr. Maciel de Carvalho

By Tyler Benovetti 4 Min Read

Para o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, empresário que possui largo conhecimento acerca do mercado financeiro, quem faz investimentos, especialmente em ativos da renda variável, saber calcular a rentabilidade de ações é quase que indispensável, afinal, o mercado tende a oscilar bastante e deixa muitas dúvidas sobre o que esperar quando o assunto é o rendimento das mesmas. 

Dessa forma, se você quer aprender mais sobre esses temas do mercado de ações e ter mais segurança na hora de calcular a rentabilidade dos seus ativos, não deixe de ler este artigo até o final. Aqui, o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Entendendo o conceito da rentabilidade de ações

De maneira geral, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que a rentabilidade de ações nada mais é que o potencial de retorno que o investidor possui ao fazer aplicações em ativo, seja os de renda fixa ou variável. No entanto, como os títulos de renda fixa já possuem de maneira pré-definida qual será sua rentabilidade, a dúvida sobre análise e cálculo da mesma se restringe aos ativos variáveis.

Para fazer tal cálculo, segundo o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, é necessário levar em consideração diversos fatores, como os riscos envolvidos no processo, a liquidez, a inflação, mercado externo, tipo de ação, volatilidade do mercado financeiro e diversas outras questões. Entenda melhor a seguir.

Aprendendo a calcular a rentabilidade

Desse modo, é necessário entender, antes de mais nada, que o cálculo de rentabilidade de ativos de renda variável não possui resultado certeiro e preciso, de modo que o processo se trata mais de uma avaliação do que, de fato, um cálculo. No entanto, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros lista os três pontos principais que ajudarão na hora da análise, sendo eles: 

  • Prospecto: documento que inclui as principais informações sobre determinado título antes de investir no mesmo. O empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que o prospecto dá acesso a dados extremamente importantes quando o assunto é criar estratégias de investimentos para o título em questão.
  • Ibovespa: índice que reúne as principais empresas negociadas na bolsa de valores do Brasil. O empresário e doutor Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que, através dele, é possível acessar o histórico de desempenho de uma determinada empresa, aspecto importante de se analisar antes de comprar um título disponibilizado pela mesma.
  • Análises técnicas e fundamentalistas: por fim, mas não menos importante, Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que utilizar tais análises é possível considerar todos os fundamentos de uma determinada empresa antes de adquirir uma ativo. Em outras palavras, é uma forma de obter informações sobre o potencial de lucro de um dado negócio, além de informações adicionais que podem ser importantes.
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário