Você sabe distinguir a renda fixa da variável?

Tyler Benovetti By Tyler Benovetti 2 Min Read
Valdir Agostinho Piran

Você já ouviu falar nesses tipos de renda mas não sabe exatamente o que significam? O presidente do Grupo Piran, empresa de participações em empreendimentos do ramo imobiliário, Valdir Agostinho Piran, vai explicar o que são esses termos e qual a diferença entre eles. Confira mais sobre o assunto:

O mercado financeiro possui muitos termos técnicos que pessoas leigas muitas vezes não conseguem identificar. Para um investidor, é imprescindível saber essas diferenças e significados, caso contrário ele não saberá conduzir adequadamente seus investimentos e tomar decisões mais assertivas.

No mercado financeiro, os investimentos acabam sendo divididos em duas classes, sendo elas, as de renda fixa e as de renda variável, explica Valdir Agostinho Piran. Elas possuem rentabilidades distintas, bem como seu funcionamento, riscos, requisitos e aplicações. Vamos ver quais são essas diferenças:

Renda fixa

Na renda fixa, o investidor desde o princípio sabe exatamente qual será o retorno do capital aplicado. Podemos basicamente comparar a renda fixa com um empréstimo. Os emissores geralmente são instituições financeiras, empresas ou o Governo. O dinheiro é devolvido ao investidor dentro do prazo estabelecido e com o acréscimo de juros.

Renda variável

Já no caso da renda variável, não é possível saber qual a rentabilidade do investimento, ou se ao menos ele será rentável, aponta Valdir Agostinho Piran. Na renda variável o investidor não atua como credor, mas sim, deseja obter uma participação no investimento, colocando-se em risco. No entanto, as chances de rentabilidade podem ser bem maiores que na renda fixa.

Ambos apresentam tanto vantagens como desvantagens, aponta Valdir Agostinho Piran. Enquanto na renda fixa você conta com um retorno mais estável, na renda variável seu dinheiro pode render mais, apesar dos riscos.Analise as opções dentro das suas necessidades e possibilidades, estude bastante sobre o assunto e decida qual opção faz mais sentido para você e seus negócios. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário