Tudo sobre o vinho vegano

By Tyler Benovetti 3 Min Read
Masculine hand holding glass of wine with Andes and Winery on the Background in Mendonza, Argentine

O vinho é produzido através da fermentação da uva. Então, se a uva é uma fruta, a bebida não tem origem animal, certo? Marco Antonio Carbonari diz que na verdade, não é bem assim. Mesmo o vinho sendo feito apenas com uvas, há algumas etapas em sua produção que incluem o uso de produtos de origem animal.

O vinho pode conter clara de ovo, cola de bexiga de peixe, gelatina animal e caseína. Portanto, esta é uma questão extremamente importante para aqueles que optam por não consumir nenhum produto de origem animal. Veja alguns processos onde podem acontecer algum processo não vegano:

  • Filtragem: Antes do engarrafamento, o vinho é filtrado para manter no tanque todas as impurezas capturadas nos processos anteriores. Nesse momento, Marco Antonio Carbonari comenta que pode-se usar gelatina animal, pois ela garante uma melhor absorção.
  • Clarificação: A clarificação é o processo de purificação das bebidas, por meio do qual os agentes filtrantes são adicionados ao barril. O reagente, normalmente, é uma proteína, que pode coagular as substâncias sólidas como os resíduos de casca, polpa, pigmento presentes no vinho, para que possam se depositar no fundo do tanque e serem retiradas antes do engarrafamento. Estes reagentes podem ser minerais, no entanto, são, normalmente, de origem animal, tais como: caseína (proteína do leite), albumina (proteína do ovo), clara do ovo, gelatina animal e cola de peixe.

Então, como saber se um vinho é vegano? Marco Antonio Carbonari diz que, geralmente, somente os produtores de vinhos orgânicos mencionam completamente todos os componentes da produção no rótulo. Um outro impasse é que não é preciso notificar se o vinho é ou não vegano, então descobrir essa informação pode ser um desafio. Por isso, confira algumas dicas de como prestar atenção na hora de comprar uma embalagem.

  • A maioria dos vinhos com selo Kosher é adequada para veganos, porque as regras do Judaísmo proíbem o uso de substâncias de origem animal.
  • Saber quem está por trás da fabricação do vinho permite que você escolha livremente os seus favoritos. Marco Antonio Carbonari recomenda que se entre em contato com o fabricante e solicite informações de fabricação, além de confiar na vinícola.
  • As palavras “não filtrado”, “unfiltered” e “método de auto-clarificação natural” significam que nenhum agente clarificador foi utilizado no processo de acabamento, ou seja, liberado para os veganos.
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário