Pensamento estratégico: você tem um?

By Tyler Benovetti 3 Min Read

O empresário Márcio Alaor de Araújo, executivo e especialista em finanças, possui grande experiência quando o assunto é gestão. Por isso, convidamos o empresário para discorrer sobre como desenvolver um planejamento estratégico a fim de aprimorar processos dentro de uma empresa. Se você chegou nesse artigo, certamente, tem interesse em como evoluir, desse modo, esse artigo é para você, não perca!

Um planejamento estratégico é algo essencial na vida de todas as pessoas, no geral. O empresário Márcio Alaor de Araújo explica que não é apenas gestores e coordenadores que  precisam desenvolver um planejamento estratégico, na vida, em qualquer tomada de decisão, é preciso saber escolher de forma assertiva, por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o tema.

O empresário Márcio Alaor de Araújo explica que pensar de maneira estratégica é dinamizar processos e atividades, utilizando os recursos que possui. Desse modo, implementando um pensamento estratégico para a melhor decisão em determinadas situações, o indivíduo consegue atingir resultados e objetivos de maneira mais rápida e eficiente. Pensamento estratégico é isso: utilizar os recursos que possui de maneira eficiente para fazer acontecer!

Análise da situação 

O primeiro ponto para desenvolver um planejamento estratégico em sua companhia é analisar de forma cautelosa o seu entorno, diz Márcio Alaor de Araújo. Desse modo, há duas vantagens: a primeira é entender o funcionamento dos processos de sua equipe e o segundo, condicionado ao primeiro, está em desenvolver soluções para os problemas captados, após uma análise analítica.

Pense fora da caixinha 

Além disso, Márcio Alaor de Araújo descreve que para pensar além, é preciso sair de sua zona de conforto e ser criativo. Desse modo, estimule uma nova perspectiva, pesquise e conheça outras culturas e esteja sempre disposto a ouvir o que alguém tem a dizer para você. Além disso, estimule sua criatividade e pensamento crítico, pois ter um repertório ampliado pode ser uma chave para muitos trabalhos.

Saiba gerenciar pessoas e, sobretudo, o seu tempo 

Um dos nortes mais importantes sobre o planejamento estratégico é o gerenciamento de tempo, segundo o empresário Márcio Alaor de Araújo. O tempo é nosso bem mais precioso, desse modo, otimizar o tempo em atividades laborais e processos é sempre super bem-vindo para a cultura organizacional de uma empresa, pois abre espaço para discussões relevantes e realmente construtivas e torna o trabalho mais dinâmico e produtivo.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário