O empresário Marcio Alaor de Araujo acredita que engana-se quem pensa que ter dinheiro e/ou fazer economias está relacionado apenas àquilo que é material, isto é, ao fato de ter ou não dinheiro, seja ele em grande quantidade ou não. Isso porque, antes de mais nada, economizar dinheiro está muito mais relacionado com o que está dentro de você do que com o que está fora.

Apesar de parecer subjetivo, é fácil de entender: cada pessoa possui um perfil financeiro, alguns mais conscientes e outros menos, e isso, por exemplo, impacta diretamente na mentalidade financeira. Em outras palavras, a psicologia financeira, segundo Marcio Alaor de Araujo, está em pensar de modo consciente e econômico na hora de usar o próprio dinheiro.

Dessa forma, a maneira de ver a vida, os desejos para o futuro e as prioridades de uma pessoa dizem bem mais de uma vida financeira próspera do que uma conta recheada gorda. Mas calma! Isso não é uma romantização da pobreza e a defesa do conceito de que “tudo na vida só depende de você”. Pelo contrário, explica Marcio Alaor de Araujo: uma pessoa pode ter uma conta bancária recheada, mas se ela não souber utilizar aquele dinheiro, ele será tão efêmero quanto uma rua molhada depois da chuva.

Dessa forma, tanto na hora de gastar dinheiro quanto na hora de economizar, fugir de crenças negativas é uma excelente saída. Em outras palavras, se você vê que não pode comprar determinado produto, ao invés de se lamentar por isso, reveja sua necessidade por ele, a utilidade do mesmo e coisas do tipo, porque às vezes temos desejos de compras impulsionados por nada mais nada menos que o consumismo.

Da mesma maneira, não pense que jamais conseguirá guardar o dinheiro que você objetiva ou que não é merecedor de algo, isso vai apenas de frustrar. Além disso, Marcio Alaor de Araujo explica que outra forma de trabalhar a psicologia financeira positiva, é tomar cuidado ao achar que está tudo bem não sobrar dinheiro ao pagar as dívidas, por exemplo. Isto é, você pode não estar no vermelho, mas encaminhar todo o seu salário para pagar gastos não é o ideal.

Sendo assim, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica por fim que saber como você se comporta, assumindo responsabilidades e dizendo não para si próprio é o caminho para ter uma mentalidade financeira saudável. Por isso, mude sua forma de ver o mundo, controle a si e aos seus gastos. Isso certamente te renderá prosperidade, afinal, a gente atrai aquilo que a gente pensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui